sexta-feira, 19 de junho de 2020

BRUXISMO INFANTIL



O hábito de ranger os dentes é um relato frequente das famílias. Ele pode acontecer durante o dia (bruxismo de vigília) ou enquanto a criança dorme (bruxismo do sono), sendo este mais comum.

O bruxismo não apresenta causa única e, muitas vezes, é um sinal de alerta para outros problemas de saúde muito importantes. Algumas causas associadas a essa disfunção em crianças são o sono não reparador, distúrbios respiratórios, refluxo gastroesofágico, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade, alguns medicamentos, doenças neurológicas, deficiências nutricionais, herança genética, além de distúrbios emocionais, tais como rotina muito agitada, chegada de um irmão, separação dos pais ou até mesmo mudança de escola ou cidade.

O bruxismo em casos mais severos, pode provocar diminuição do tamanho dos dentes, sensibilidade dental, cansaço muscular e dor.

O controle deste distúrbio exige uma ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL, uma vez que diversas causas podem estar associadas a esse hábito.

Por ser uma condição que provoca prejuízo às estruturas da mastigação, é importante que seja feito o monitoramento e a intervenção odontológica para diminuir os efeitos gerados aos dentes, músculos e articulações.


CONFIE SEU FILHO NAS MÃOS DE QUEM ENTENDE DE CRIANÇA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário